7 técnicas e dicas para reduzir a ansiedade

A SAR define  ansiedade como: “O estado de agitação, inquietação ou ansiedade”. No entanto, realmente quem já sofreu, sofre esporadicamente ou para quem é seu grande companheiro na vida cotidiana é algo que merece uma definição de mais de nove palavras.

Em primeiro lugar, nem toda ansiedade é prejudicial ao corpo e à mente, há um certo nível de ansiedade positiva, aquela inquietação que nos ajuda a sair de situações complicadas. Ou seja, ajuda-nos a estar atentos a possíveis perigos ou atentos a eventos relevantes. Funciona como uma espécie de “anjo da guarda” por dentro.

A ansiedade também pode ser negativa.

Por outro lado, encontramos ansiedade negativa … Como é diferente da anterior? Esse tipo de ansiedade causa um medo exagerado e irracional de um evento (como o medo de falar em público, subir de elevador etc.) que, além das óbvias reações psicológicas, é acompanhado por reações físicas (sudorese, palpitações, tremor, desconforto gástrico …) na expectativa de que algo catastrófico aconteça, mesmo que isso seja muito improvável.

Vários distúrbios são derivados da ansiedade negativa, como:

  • Transtorno do pânico
  • Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
  • Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)
  • Fobia social (ou transtorno de ansiedade social)
  • Fobias específicas
  • Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Recomendado: Qual o melhor antidepressivo natural?

Técnicas para reduzir a ansiedade

Embora cada um deles tenha um tratamento específico, podemos adicionar uma série de técnicas que ajudam a melhorar os estados de ansiedade:

1. Exercício físico

O  exercício vai ajudar-nos a evitar ativação excessiva do sistema nervoso e obter um sono mais repousante . Se nosso estado físico não nos permitir realizar exercícios, podemos optar por ritmos suaves em intervalos curtos.

2. Hábitos de sono e alimentação

Uma dieta desequilibrada pode prejudicar alguns sintomas gastrointestinais associados a alguns estados de ansiedade; uma dieta saudável e equilibrada nos ajudará a controlá-la . Em relação ao sono,  os benefícios de dormir bem são óbvios , se percebermos que a ansiedade não nos deixa dormir (ou pior, o pensamento de que não podemos dormir, não nos deixa dormir), podemos optar por ler algo chato até o próprio sonho chegar. para nos visitar

3. Modelagem (observação)

Como aprendemos com  Albert Bandura , podemos usar a modelagem observando outras pessoas que não demonstram ansiedade por eventos que não demonstram esses sentimentos temidos. Mesmo conversando com pessoas que conseguiram superar problemas de ansiedade e que comentam as técnicas que trabalharam para eles, restaura a esperança de poder controlá-lo.

4. Senso de humor

Nossa tendência para situações que nos causam ansiedade é reagir negativamente e levá-la muito a sério. Às vezes, uma pessoa com ansiedade não consegue perceber o quanto sua reação pode ser ridícula. É importante ver também a parte divertida e otimista dos problemas . Por exemplo, antes de um pensamento recorrente, podemos tentar cantá-lo ou nos dizer em outro idioma.

5. Meditação e Atenção Plena

É provável que você já tenha ouvido falar sobre Mindfulness , é uma técnica de meditação que o ajudará a obter mindfulness . Em um ambiente descontraído, onde você garante que ninguém vai incomodá-lo, concentre-se na respiração, nas sensações corporais, no som ou em um objeto e pratique a atenção plena. Se você quiser conhecer maneiras diferentes de praticar a atenção plena, leia nosso artigo: “5 exercícios de atenção plena para melhorar seu bem-estar emocional” .

6. Métodos de distração

Se usarmos distrações apropriadas, podemos interromper, mesmo que temporariamente, o pensamento que nos causa ansiedade : pare de pensar, ler, lazer, caminhar, entre outros.

7. Psicofarmacêuticos

É possível que sua ansiedade tenha um componente físico. Se o seu médico confirmar que sua condição médica não é física, mas mental, você pode solicitar uma consulta com um psiquiatra e que alguns ansiolíticos podem ajudá-lo. Os medicamentos podem ser muito úteis, embora você também deva fazer sua parte. Não pense em se automedicar, mesmo se alguém lhe disser que tudo correu bem.