Ansiedade Generalizada o Que é?

Primeiramente, é preciso deixar bem claro que a ansiedade é uma reação bastante normal do humano diante de situações que provocam um certo medo, expectativa ou dúvidas.

A ansiedade é considerada bastante normal quando se manifesta, por exemplo, algumas horas antes de uma entrevista de emprego, de sair com a pessoa por quem você está apaixonado, antes de realizar uma prova importante, perto do nascimento do seu filho, antes de uma viagem pela qual você está esperando, antes de uma cirurgia e etc.

Nessas situações, a ansiedade atua como um sinal para que você esteja alerta e preparado para enfrentar esse desafio que está por vir. Assim, mesmo que ele não seja superado, ele irá favorecer a adaptação da pessoa a uma nova condição de vida. Mas o que deixa mais aliviado é que hoje existe vários suplementos naturais para ansiedade, como e o caso do CAPTRIL que é um ansiolítico 100% natural e que não contém nenhum tipo de efeitos colaterais.

A TAG, que é o transtorno de ansiedade generalizado, de acordo com o manual de classificação de doenças mentais, é um distúrbio que se caracteriza por uma preocupação ou expectativa excessiva, persistente e difícil de controlar.

Ainda segundo o manual, ela pode durar por meses e vem sempre acompanhada de sintomas como fadiga, inquietude, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular e até perturbação do sono.

É muito importante deixar bem claro que nessas situações o nível de ansiedade é considerado desproporcional aos acontecimentos que estão causando o transtorno.

De uma forma geral, passar por esse problema causa um grande sofrimento para a pessoa e pode ter sérias consequências na sua vida social, seu desempenho familiar e até mesmo na sua vida profissional.

O transtorno de ansiedade generalizada por afetar pessoas de todas as idades, desde crianças pequenas até idosos, mas de uma forma geral, as mulheres tendem a ser mais afetadas que os homens.

Sintomas da Ansiedade generalizada

Os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada podem variar de uma pessoa para a outra, visto que casa um reage de uma forma diferente a essas questões.

Pois bem, os principais sintomas da TAG são os que já citamos acima, tais como irritabilidade, dificuldade de concentração, aumento da tensão muscular, inquietação e fadiga.

No entanto, existem outra queixas que podem estar associadas a esse problema, tais como:

  • Falta de ar;
  • Palpitação;
  • Taquicardia;
  • Sudorese;
  • Elevação da pressão arterial;
  • Dores de cabeça;
  • Náuseas;
  • Sensação da aperto no peito;
  • Mudanças nos hábitos intestinais;
  • Dores musculares.

O mais importante de tudo é procurar ajuda médica para ter um diagnóstico correto e estabelecer o tratamento adequado para esse problema, que deve ser devidamente tratado para que não se agrave!