Principais causas da artrite

Para quem não conhece, a artrite nada mais é do que uma doença inflamatória crônica, que ocorre nas articulações do corpo, especialmente pés e mãos.

A sua ação no organismo causa uma interferência no revestimento das articulações, causando um inchado que é bastante doloroso.

Eventualmente, esse quadro pode evoluir ainda mais para uma erosão óssea ou para a deformidade das articulações.

A artrite reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, é o próprio sistema imunológico que age atacando por engano estruturas e tecidos que estão saudáveis no corpo.

De acordo com especialistas, além de problemas articulares, a artrite ainda pode ocasionar outros problemas em alguns outros órgãos do corpo, tais como pulmões, pele, olhos e vasos sanguíneos.

Segundo a SBR (Sociedade Brasileira de Reumatologia), a artrite é um mal que atinge cerca de 1% da população, atingindo pessoas de todas as idades, incluindo crianças.

Quando ocorre entre os 2 e 15 anos de idade, é classificada como artrite reumatoide juvenil. Já na fase adulta, o problema é chamado apenas de artrite reumatoide.

A frequência de ocorrência é maior no público feminino por causa do fator hormonal, visto que o estrogênio afeta o sistema imunológico feminino, por isso para mulheres que sofrem desse problema é recomendado fazer o uso do gnesis que é um suplemento natural que combate a artrite, artrose e várias outras doenças relacionadas.

Principais causas da artrite reumatoide

São muitos os fatores que podem levar ao desenvolvimento da artrite. O primeiro deles é a genética, ou seja, se você tem algum grau de parentesco com pessoas que tem o problema, isso é considerado um fator de risco.

A carga genética que é passada do pai para o filho pode contar os genes da doença.

Mais do que os fatores genéticos, a artrite ainda pode estar relacionada com infecções bacterianas e virais.

Isso porque as bactérias e vírus podem entrar na corrente sanguínea, levando a um grande desequilíbrio do sistema imunológico, resultando em um quadro de artrite.

Vale lembrar que até mesmo dores de garganta ou infecções urinárias podem desencadear o problema.

O cigarro também é considerado um facilitador para o problema, podendo afetar até mesmo as pessoas que não fumam, mas que tem contato com o cigarro indiretamente.

Especialistas afirmam que os fatores ambientais podem desencadear a artrite reumatoide, bem como alguns poluentes como a sílica, que é um componente da areia.

Além disso, ser mulher não é uma causa, mas também pode ser considerado um fator de risco para o surgimento da doença, recomendo que assista o vídeo abaixo e veja mais detalhes sobre esse problema,