Quais os melhores livros de ficção científica

Eleger os melhores livros de ficção é uma tarefa bem difícil. Este tipo de literatura demorou para se expandir e isto só aconteceu após a evolução da ciência moderna e as transformações da física, biologia e química.

Os romances de Júlio Verne são vistos como um marco que deu início as ousadas literaturas de ficção cientifica. Este gênero marca o encontro entre a arte e a ciência.

Mas não se engane, quando mencionei Romance no parágrafo anterior, não tem nada a ver com romances em si, então se você entrou aqui procurando por  um resumo do livro a culpa é das estrelas ou qualquer outro tipo de livro meloso, saiba que não é deste tipo de romance que estamos falando aqui, e sim sobre os clássicos da ficção.

Seja o leitor um nerd, um curioso ou mais um apaixonado pela tecnologia irá concordar que algumas obras de ficção não podem faltar na sua coleção.

Apesar de ser difícil, selecionamos 4 obras que são consideradas notáveis. Se você é um leitor assíduo de obras de ficção cientifica, pode até discordar, mas estes destaques se devem ao fato de os autores promoverem uma revolução no modo de pensar do leitor ou pelo menos leva-lo a uma reflexão.

  1. Guerra do Velho – John Scalzi

John Scalzi é um dos autores que mais se destacam nas obras de ficção cientifica. Este livro Guerra do Velho foi sua obra (um romance) de estreia.

Nesta história a humanidade trava uma batalha com alienígenas pela conquista dos planetas habitáveis que se encontram disponíveis.

Só podem fazer parte do exército aqueles que tiverem mais de 75 anos. Isto só é possível através de muitos avanços da tecnologia.

  1. Neuromancer – William Gibson

Talvez você não reconheça esta obra por este nome. Mas e se você souber que ele deu origem ao famoso filme Matrix? Muito antes da chegada da internet, este livro abordava a teoria do ciberespaço. Este mundo virtual pode ser acessado por implantes neurais.

  1. A máquina do tempo – H.G. Wells

No gênero da ficção cientifica, este romance é classificado como a primeira obra (1895) que propõe a concepção de viagem no tempo. Utilizando um veículo o autor viaja escolhendo o seu destino.

Na história, o personagem autor da proeza é conhecido como o viajante do tempo. Ele desenvolve uma “maquina” que lhe permite viajar pela quarta dimensão. Nesta viagem ele chega ao ano de 802.701 onde conhece uma sociedade remanescente de humanos, muito pacífica, que apesar da vida paradisíaca que desfrutam, servem de alimento a uma raça que habita mundos subterrâneos.

  1. 42001: Uma Odisseia no Espaço. – Arthur C. Clarke –

Temas muitos sérios são relatados neste grande clássico da ficção cientifica de 1968 como por exemplo: Guerras nucleares, evolução tecnológica e o avanço da inteligência artificial.

Conheça outros 7 livros clássicos da ficção científica que vale a pena ler: