Tudo sobre o reumatismo

Reumatismo é o nome usado para denominar uma categoria de doenças que afetam os músculos, as articulações (juntas) e o esqueleto. São doenças caracterizadas por dores intensas (dependendo do grau) e restrições nos movimentos. Neste grupo encontram-se aproximadamente 130 doenças.

Então reumatismo não é o nome de uma doença específica. Este grupo de doenças afetam principalmente os ombros, joelhos e punhos, mas podem também afetar o sistema gastrointestinal, o sistema respiratório, a pele e outros locais do corpo.

A expressão reumatismo nos remete a uma doença grave, mas agora você já sabe que é um nome geral e que dependendo do tipo existe tratamento e prevenção.

Geralmente estes tipos de doenças afetam mais as pessoas idosas porque estas sofrem de um desgaste “natural” das cartilagens resultante do tempo, mas pode também afetar pessoas de todas as idades. Por exemplo, a artrite reumatoide juvenil, que é diagnosticada em jovens que apresentam dores nas articulações.

Causas

O reumatismo tem várias causas e depende do diagnóstico para identificá-la. As mais comuns são

  • Falha no sistema imunológico (pode ser causado por infecções virais ou bacterianas)
  • Desgastes (de cartilagens, tecidos ou órgão)
  • Hereditariedade
  • Excesso de consumo de tabaco

Sintomas

O sintomas principais são: dores ao movimentar-se, vermelhidão, calor ou inchaço na área que apresenta a dor, dores nas articulações, dificuldade para movimentar-se (principalmente de manhã ao acordar).

Qualquer um destes sintomas pode significar algum tipo de reumatismo. Procure seu médico para que através de exames ele possa confirmar seu diagnóstico.

Tratamento

O reumatismo pode ser uma doença progressiva e de longa duração. Podem causar ansiedade e depressão.

Existem vários tratamentos, dependendo do diagnostico, do estágio e da evolução da doença. De um modo geral, são recomendados anti-inflamatórios e cortisona, alguns produtos naturais tem dado bons resultados também, o Flex Caps é um destes que se comprovou ser bem eficiente.

Prevenção

Alguns cuidados com alimentação podem ajudar a prevenir ou controlar o reumatismo.

Você pode introduzir no seu cardápio alimentos ricos em vitamina C

(encontrada nos cítricos), Vitamina D (encontrada nos laticínios e nas gemas), vitamina E (encontrada no azeite e nas nozes), além de maçã e cebola (quercetina) castanha do Pará e cogumelos (selênio), cenoura e couve (betacaroteno).

Também é recomendado evitar carboidratos, açucares e frituras. Além de suplementos vitamínicos que estão disponíveis no mercado.

Veja mais sobre os sintomas e tratamentos:

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o reumatismo, causas, tratamentos e como prevenir o problema para viver com mais qualidade de vida!